segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ilha das bonecas

Imagine andar durante a noite em uma ilha repleta de bonecas mutiladas, presas em árvores, só com uma lanterna em mãos. E detalhe: diz a lenda que o local é assombrado por fantasmas. Essa é uma das sensações que os turistas e visitantes da Isla de Las Muñecas, Ilha das Bonecas.

A ilha, que na verdade é um aglomerado de canais, fica no distrito de Xochimilco, na Cidade do México. Segundo a lenda, uma garota havia morrido em um dos canais, em 1920. Nos anos 1950, Don Julian Santana Barrera se estabeleceu na região. Ele abandonou a família e foi morar sozinho no local. 


Barrera disse que a ilha era assombrada pelo espírito da menina afogada. Por isso, ele decidiu presentear o espírito inquieto com uma boneca. A ideia deu certo, mas não por muito tempo. Logo o apetite pelos brinquedos foi aumentando, e o espírito começou a atormentar Barrera. 


Para ver se acalmava por definitivo, o eremita decidiu construir um santuário para a menina. Ao longo dos anos, Barrera foi coletando bonecas do lixo, do esgoto e dos canais. Ele espalhou grande parte delas pela ilha. Mesmo muitas estando quebradas ou mutiladas. Com o tempo o local foi ficando infestado de bonecas e partes de bonecos. A umidade e a vegetação foram transformando os brinquedos em pequenos monstrinhos.


Barrera construiu o santuário para o espírito da jovem. Ele é uma casinha de madeira repleta de brinquedos e oferendas dos visitantes. O ponto mais curioso, talvez, seja o fato do criador do santuário ter morrido no mesmo local em que a menina. Don Julian Santana Barrera teve um ataque fulminante do coração e morreu a beira do canal. 


Hoje em dia, os moradores da região dizem que durante a noite as bonecas ganham vida. Elas seriam influenciadas pelos espíritos dos mortos. Não existe comprovação de que as bonecas ganhem vida.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário